O Colhendo Memórias leva crescimento ao interior paulista por meio da economia criativa

A economia criativa é um conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. Ela estimula a geração de renda e cria empregos, ao mesmo tempo em que promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. O Projeto Colhendo Memórias, desenvolvido no Museu da Cana, em Pontal (SP), em sua segunda edição, gerou aproximadamente 50 empregos ao longo do segundo semestre de 2019 e investiu cerca de R$ 140 mil diretamente na cadeia da cultura do entorno do Museu da Cana. Quando se fala em investimento direto na educação formal pública, o valor é ainda mais surpreendente: são R$ 275 mil direcionados às ações educativas oferecidas pelo projeto, alinhadas às diretrizes do MEC. 

Portanto, o significado socioeconômico do projeto é muito significativo para a economia criativa das localidades do entorno do Museu da Cana, atribuindo à instituição um papel destacado no estímulo à economia local.

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Em 2019, o projeto atingiu 700 crianças

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O objetivo do projeto é difundir a história do trabalhador rural evidenciando seu protagonismo na cadeia do setor sucroenergético, e atingiu cerca de 700 crianças em sua edição de 2019, sendo a maior parte delas alunos do 4º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas de Pontal. Seu grande compromisso é ser uma ação que provoque nas crianças o sentimento de pertencimento a um cenário histórico e cultural rico relacionado aos cultivares da cana-de-açúcar. 

Realizado em parceria entre Comunica Relações Públicas e Museu da Cana, por meio do ProAC ICMS, patrocínio da Biosev, e apoio institucional da Prefeitura de Pontal, o projeto é uma iniciativa do Museu da Cana para preservação do patrimônio cultural imaterial acolhido na fazenda Engenho Central de forma a reconhecer e promover à diversidade cultural manifesta na região.

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Realizado sempre no segundo semestre de cada ano, o Colhendo Memórias oferece às crianças o contato com a cultura caipira em todos os momentos: na chegada acompanhada por um cortejo; no café da manhã ou da tarde, com as delícias típicas da culinária como bolo de fubá; no teatro que tem como base as histórias de moradores do Engenho Central; nas rodas de ciranda; e na confecção de estandartes. 

As visitas ao Museu são precedidas de ações educativas em sala de aula, conduzidas por professores previamente capacitados nos temas relacionados ao projeto.

Nas aulas, os alunos são apresentados à história do cultivo da cana-de-açúcar, iniciando ainda nas lavouras de café e passando pelo boia-fria ao novo perfil do trabalhador rural. Também são nas aulas que as crianças conhecem mais sobre as festas e celebrações presentes na região como as festas juninas.

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